Assuntos

Lançamentos

Bíblia e Catequese

Título: Bíblia e Catequese

Subtítulo: fé em diálogo pela educação e pela paz

Autores: Leonardo Agostini Fernandes, Giuseppina Battista e Gonzalo Artura Bravo Alvarez

Editora: Letra Capital Editora e Editora PUC-Rio

Formato: 15,5 x 23,0

Código: -

Páginas: 128

Preço sugerido: R$ 27,00

ISBN: 978-85-7785-523-0

Ano: 2017

Resumo: Os autores, Gonzalo Arturo Bravo Alvarez, Leonardo Agostini Fernandes e Giuseppina Battista, em cada uma das três reflexões, desejam partilhar, com responsabilidade, o amor a Jesus Cristo e à sua Boa Nova. Fruto desse amor é a inserção e o compromisso que cada um possui com a Igreja e com o processo de formação do ser humano pela educação, pela evangelização e pela catequese, no desejo de ajudar na promoção da cultura da paz, da solidariedade e da fraternidade. Isto significa ajudar o ser humano a perceber, refletir e se comprometer, pela fé e pela razão, no caminho que conduz ao encontro e ao amadurecimento dos valores fundamentais a favor da vida e da civilização do amor.

Três docentes de diferentes países e uma preocupação: oferecer reflexões úteis sobre o ensino e aprendizado de disciplinas bíblicas, teológicas e pastorais. Esta é a proposta do livro Bíblia e catequese, de autoria do Pe. Leonardo Agostini Fernandes, de Giuseppina Battista e de Gonzalo Arturo Bravo Alvarez.

O livro se inicia com o capítulo escrito por Gonzalo Arturo Bravo Alvarez, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, sacerdote da diocese de Valparaíso. O autor reflete sobre como desenvolver a disciplina exegética de modo que ela entregue à catequese fundamentos capazes de promover a fé pessoal dos que se aproximam do texto bíblico.

O segundo capítulo é escrito pelo professor Leonardo Agostini Fernandes, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Ele se debruça sobre como o tema da paz aparece na Bíblia, através de seus inúmeros textos. Neste estudo especialmente, analisa oito textos, sendo quatro do Antigo Testamento e quatro do Novo Testamento. Segundo Fernandes, “a proposta bíblica da paz evoca a memória paradisíaca em que a integridade, no ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, reinava como regra de vida, pois não existiriam dicotomias que pudessem perturbar o íntimo do ser humano em suas relações”.

O terceiro estudo presente no livro é de autoria de Giuseppina Battista, professora da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. O texto dela é uma reflexão sobre a catequese a partir de uma cultura pluralista, e do diálogo inter-religioso. A autora explica e contextualiza o termo e apresenta questões atuais. Para ela, é importante uma renovada ação catequética, por se tratar de “um serviço eclesial que pode influir muito sobre o crescimento da comunidade cristã e de sua vitalidade”.

Deixe seu Comentário

 

 

 

Você pode usar comandos HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>