Assuntos

Lançamentos

Exegese, teologia e pastoral: relações, tensões e desafios

Exegese, teologia e pastoralTítulo: Exegese, teologia e pastoral: relações, tensões e desafios

Autor: Leonardo Agostini Fernandes, Isidoro Mazzarolo e Maria de Lourdes Corrêa

Editora: Editora PUC-Rio

Coeditora: Academia Cristã

Formato: 16,0 x 23,0

Ref.: 9788598481883

Páginas: 528

Preço sugerido: R$ 51,00

ISBN: -

Resumo: A Bíblia é um livro histórico, que tem a sua origem em um ambiente multicultural e de diversas interpretações. Exegese, teologia e pastoral aponta critérios metodológicos e chaves de leitura que devem ser aplicados para que se descubram os vários sentidos presentes nos textos bíblicos.

Organizada por professores do Departamento de Teologia da PUC-Rio, a obra reúne as importantes contribuições do IV Simpósio de Teologia da PUC-Rio, realizado em 2013, no qual foram aprofundados três eixos: exegese, teologia, pastoral. Ao redor destes temas evidenciaram-se as relações, as tensões e os desafios, visando promover o aprimoramento da pesquisa, a sua qualidade e a produção científica tanto na área bíblica como sistemático-pastoral e suas interfaces com outras ciências.

Na primeira parte do livro, são propostas linhas mestras no que tange a Sagrada Escritura e a teologia. Já a segunda parte contém diversos ensaios de teologia bíblica. Nestes, é possível perceber a integração entre exegese, teologia e pastoral pela atual tendência acadêmica que busca viabilizar a interdisciplinaridade.

Na terceira parte, vislumbra-se o horizonte das relações entre teologia sistemática e uso da Sagrada Escritura, mostrando que o trabalho do teólogo é um serviço de fé e de inteligência para a Igreja e para a sociedade.

Na quarta parte, mostra-se a presença da Bíblia na pastoral, buscando refletir sobre a importância e o papel da Sagrada Escritura no processo de evangelização e de promoção social.

Exegese, teologia e pastoral: relações, tensões e desafios espera ajudar exegetas, teólogos, pastoralistas e cientistas da religião a não continuarem seguindo caminhos independentes e que a exegese e a teologia bíblica não sejam apenas o exercício de metodologias científicas, mas fontes capazes de alimentar e ajudar a formular o pensar-religioso.

Deixe seu Comentário

 

 

 

Você pode usar comandos HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>